sábado, 3 de janeiro de 2009

Daileon DX GC-29 Jaspion/Juspion Bandai

Daileon DX GC-29
Jaspion/Juspion
Bandai
Ano de Fabricação: 1985

O Herói
Jaspion pertence à 2ª invasão maciça de heróis japoneses ao Brasil na extinta Rede Manchete em 1988. Nesta época, a TV a cores já estava plenamente difundida no Brasil ao contrário do que ocorreu na 1ª geração com National Kid, Ultraman e Vingadores do Espaço.
No Japão, Jaspion não teve um grande sucesso em relação às outras séries do gênero Tokusatsu. Talvez pelo gênero estar um tanto desgastado por lá, ao contrário do que ocorreu no Brasil, quando era pura novidade. O desgaste do gênero Tokusatsu também ocorreu no Brasil alguns anos mais tarde devido à super-exposição, repetição e outros problemas. Sobre a vinda do Jaspion no Brasil checar este link muito interessante com Toshihiko Egashira, dono da Everest Vídeo que trouxe Jaspion para o Brasil.

O Daileon

A Bandai tem uma série de brinquedos denominada Chogokin (ou Chougokin) que se caracteriza por serem feitos de metal e plástico. Para aproveitar o embalo da série a Bandai lançou o Daileon DX (de Luxe) GC-29 em 1985. Há outros Daileons da Bandai, que desconheço e não me arrisco a criticar. Há quem afirme que o GC-29 é o supremo.

Caixa

A caixa do Daileon é aquele “modelito” tradicional com isopor na parte interna para guardar o Gigante Guerreiro.









Isopor

Outros modelos
Há dois tipos de caixa do Modelo GX-29. Uma com letras douradas e outra com letras azuis. Até agora não sei se de fato há alguma diferença entre os dois modelos, mas pelo que vi em sites não me parece haver diferença.
As fotos a seguir, peguei na Internet e não são de minha autoria. Utilizei-as para efeitos ilustrativos.


Caixa com logotipo dourado


Figura 6: Isopor Notar que o isopor tem um corte diferente. Este modelo com letras douradas é mais valorizado.



Outro modelo



Folha de instruções

A folha de instruções mostra como são as articulações da cabeça, braços e pernas. Também dá a instrução de como transformar o Daileon na espaçonave, nas diversas partes da AF. Indica onde ocorre a abertura frontal da espaçonave para guardar os veículos Gaibin e Allan Moto Space. E por último mostra o botão de acionamento para soltura da mão do Daileon.





Adesivo A seguir a cartela original de onde saíram os adesivos. Quando uma cartela está intacta, há uma tremenda valorização no preço do produto no mercado de colecionadores. Será que algum de nós resistiria a não colar para guardar na caixa e valorizar?


Acessórios
O Daileon GX-29 traz os seguintes acessórios: - 3 veículos espaciais Gaibin; - 3 motos Allan Space; - 2 pares de mãos;


Acessórios


Gaibin

Allan Moto Space

Tamanho

A altura total do Daileon é em torno de 23 cm ou 9”.



Articulações
As fotos a seguir mostram o grau de articulação dos braços do Daileon.























As fotos a seguir mostram o grau de articulação da cabeça do Daileon.









As fotos a seguir mostram as articulações das pernas, que permitem que o Daileon fique de pé sozinho.








Compartimento da nave para o Gaibin


Compartimento da nave para a Allan Moto Space
































































Veredicto: Para a galera que foi/é fã de Jaspion, esta é uma figura imperdível :P . Trata-se de uma AF muitíssimo resistente por ser feita de metal e de plástico de excelente qualidade. Um temor que tenho é provocar algum dano no Daileon na peça de encaixe (dente que acopla na parte frontal do Robô para fechar a entrada da nave). Às vezes esta peça “engripa” e fica difícil desencaixar, o que me apavora. Por isso quando transformo em nave, deixo só meio encostado para não cair.


Aqui está o dente que às vezes “engripa” .

Onde comprar: A minha sugestão é procurar no próprio Ebay. Utilizar como palavras chave, JUSPION (Justice + Champion) e não Jaspion, como conhecido no Brasil. Creio que uma vantagem do Jaspion não ter sido tão popular no Japão é não tornar os seus respectivos brinquedos tão disputados no mercado japonês. Atualmente (JUL/2008) o preço desta AF fica em torno de U$ 150 (mais o frete de uns U$40 do Japão). Mesmo assim fica mais barato, mesmo pagando imposto, que muitas outras propostas mercenárias :evil: aqui do Brasil.
Até mais!


E de lambuja um beijo da Anri: :oops:


Outros Links:
Link em japonês com fotos bem ilustrativas:
http://ooebihara.sakura.ne.jp/toys/hero/daileon/daileon.htm

Vídeo de propaganda na TV japonesa do Daileon (minutos iniciais)
http://br.youtube.com/watch?v=fEAzyiaNPOQ

Video
Meu vídeo no Youtube de transformação de Nave em Robô:
http://br.youtube.com/watch?v=nhutChPGCwU

Publicado originalmente no site Figuras de Ação
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=36&t=7048

3 comentários:

  1. Ola meu nome é Adriano,sou do interior de são paulo tenhos os dvd do jaspion, gostária de comprar esse tipo de brinqueto do daileon como eu fasso isso,por favor, entre em contado com migo,no meu orkut,,.Adriano Aparecido, ou no meu tele;(016)9156-7214 ou (016)3392-4968..Obrigado Valeu..

    ResponderExcluir
  2. tamben quero esse brinquedo como faço para telo entrar contato msn rodrigo-borges-boiadeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Alternativa de local de compra: EBAY!!!!
    PALAVRA CHAVE: JUSPION!

    ResponderExcluir